segunda-feira, 13 de julho de 2009

A autosuficiencia dos intelectuais

Existe coisa mais chata que intelectualidade e autosuficiencia?
Não há problema em intelctuais "racionais" como os pesquisadores que buscam um maior conhecimento, e que discutem de maneira conviniente. Agora, o problema é o intelctual revolucionario. Por que primeiro é extremamente radical. Segundo quer modelar a cultura segundo sua visão. Desconsidera todo o processo de desenvolvimento de uma determinada sociedade, e quer empurrar á guela abaixo a cultura eurocentrista. Se liga vê se pode!
O intectual radical é tão chato que não tem amigos. Sua companhia é o jornal e o café preto. Seu compromisso é com os livros e não com a sociedade. Ele não se preocupa com problema prático da sociedade, mas sim a discussão, somente o por que de estarem assim. A maioria destes "defendem" as ideias marxianas, mas esquecem da PRAXIS defendida por Marx. A vida não é uma pesquisa pra viver estudando, e o pior querer obrigar as pessoas que sejam da mesma forma. Criticam tanto a alienação, mas se estiverem no poder fariam a mesma coisa, empurrando o seu ideal na cabeça das pessoas.
Qual é o compromisso social de suas pesquisas??

Um comentário:

  1. Querida, intelectual é uma coisa o tanto chata. Eu prefiro a sabedoria do que o conhecimento. Essas coisas me enchem a paciência. Não gosto de universidades dessa coisa acadêmica. Eu prefiro o debate do povo, o debate no buteco, a tese simples do modo de olhar do povo. Viva o Brasil!!!!

    ResponderExcluir